Censura do fim do mundo

Por <b>Rodrigo Silva</b>

Por Rodrigo Silva

Arqueólogo

Hoje, vamos mais uma vez estudar a palavra de Deus, especialmente sobre um assunto que nunca é demais: o fim do mundo. Sem sensacionalismo, mas com um pé firme na profecia e nos acontecimentos atuais. Vamos evitar extremos – nem o sensacionalismo, nem a completa indiferença. A volta de Jesus está próxima, mas pode não ser iminente. Portanto, é vital abordarmos esse tema com equilíbrio e discernimento.

 

 A brevidade da volta de Jesus

 

A questão da brevidade da volta de Jesus precisa ser vista com muito cuidado. Por exemplo, Martinho Lutero, que viveu no século XVI, tinha que estar menos preparado para a volta de Jesus do que nós, que vivemos no século XXI? Eu acredito que não. Ainda que cronologicamente a volta de Jesus esteja cada vez mais próxima, o fator cronológico não deve ser o que nos apressa a estarmos preparados. Devemos desejar a volta de Jesus tanto quanto cremos nela, e essa preparação espiritual deve ser motivada pelo amor e pela expectativa de estar com Ele, não pelo medo.

 

 Jesus comparado a um ladrão

 

Jesus, muitas vezes, comparou o dia da sua volta a um ladrão, no sentido de que será inesperado. O ladrão não avisa quando virá, e assim será a volta de Jesus. No entanto, essa comparação é uma realidade para aqueles que não estão preparados. Para os que estiverem salvos, ainda que pegos de surpresa, não será uma surpresa desastrosa, pois estarão preparados. A questão é: estamos prontos?

 

 A morte e a preparação espiritual

 

Outra razão pela qual devemos amar a volta de Jesus mais do que nos preocupar com cronologia é o fato de que podemos morrer a qualquer momento. De certa forma, Jesus volta para quem morre, pois após a morte não haverá chance de acertar as contas com Deus. O apóstolo Paulo diz que “aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo” (Hebreus 9:27). Então, mesmo que Jesus demore mais 200 anos para voltar, minha vida pode terminar em breve. Como estou preparado para isso?

 

 Desejo de Jesus vs. medo

 

Lembrando, não é o medo que deve nos levar à preparação, mas o amor e a saudade de Jesus. Devemos estar ansiosos para encontrá-Lo, como alguém que espera ansiosamente por uma festa, e não como alguém com medo da chegada de um ladrão.

 

O livro proibido

 

A história de um livro escrito em 1965, intitulado “The Story of Adam and Eve” por Sham Thomas, ilustra bem o sensacionalismo em torno de profecias e catástrofes. Esse livro, que prevê catástrofes entre intervalos de 6 a 7 mil anos, foi censurado pela CIA, o que gerou inúmeras teorias da conspiração. No entanto, uma investigação mais aprofundada revela que o livro está disponível no site da CIA e não apresenta fundamentação acadêmica sólida.

 

Thomas afirmava que Adão testemunhou uma catástrofe anterior ao dilúvio e que Jesus foi iniciado na Índia com conhecimento espiritual que trouxe para Israel. Essas alegações são especulativas e carecem de evidências concretas.

 

 Profecias bíblicas e catástrofes

 

Voltando à Bíblia, há profecias que falam sobre catástrofes ecológicas, como Apocalipse 16:8-9, onde se menciona que o sol queimará a humanidade com fogo. Alguns teólogos interpretam essas pragas como literais, outros como simbólicas. O importante é que essas profecias estão reservadas para o período da grande tribulação.

 

Mesmo que as catástrofes ecológicas atuais possam ser vistas como sinais, elas são apenas “gotas” dos flagelos finais. Nossa responsabilidade é cuidar do planeta, pois Deus nos deu o papel de mordomos da criação, do nosso tempo, talentos, recursos financeiros e corpo.

 

Cuidado e mordomia

 

Devemos ser bons mordomos do que Deus nos confiou: nosso tempo, talentos, tesouros e corpo. A criação está sujeita à vaidade e sofre com as consequências do pecado. Como mordomos, nossa responsabilidade é cuidar do que Deus nos deu com zelo e dedicação, esperando com ansiedade a volta de Jesus, mas sempre prontos para encontrá-Lo a qualquer momento.

 

Aprofunde-se no estudo

 

O fim do mundo e a volta de Jesus são temas sérios que requerem preparação espiritual constante. Não devemos nos deixar levar pelo sensacionalismo, mas também não podemos ser indiferentes. Amar a volta de Jesus e viver de maneira que honre a Deus é o melhor preparo que podemos ter.

Assista a aula completa sobre o tema clicando no vídeo abaixo.

Aprenda mais sobre a Bíblia

Por aqui, não há limites para se aprofundar nas Escrituras Sagradas. Inscreva-se abaixo para receber conteúdos sobre a Bíblia, a Arqueologia e muito mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ CONTEÚDO
lucas
Dúvidas Bíblicas
Equipe Rodrigo Silva
Quem foi Lucas na Bíblia?

Lucas é um personagem fascinante na Bíblia, conhecido por ser o autor do Evangelho de Lucas e de Atos dos Apóstolos. Apesar de a Bíblia

Ler mais »
Jesus existiu
Arqueologia Bíblica
Equipe Rodrigo Silva
Jesus existiu?

A pergunta que muitos estudiosos e críticos ao longo dos séculos têm feito é: Jesus realmente existiu? Podemos confiar nos relatos dos Evangelhos e nas

Ler mais »
cronologia
Arqueologia Bíblica
Equipe Rodrigo Silva
A cronologia Pré-Histórica e a Bíblia

A palavra “pré-história” literalmente significa “antes da história”, referindo-se a todos os eventos ocorridos antes da invenção da escrita. No contexto do Egito, isso abrange

Ler mais »
escrituras
Arqueologia Bíblica
Equipe Rodrigo Silva
Como Cristo interpretava as escrituras?

Você já está participando da nossa série especial, Como Cristo interpretava as Escrituras, no YouTube? Confira um pouco do que estaremos conversando ao longo desses

Ler mais »
o jeito certo de orar
Devocional
Equipe Rodrigo Silva
O jeito certo de orar

Vivemos em tempos de incertezas e perigos, onde as estradas nem sempre são seguras e nossas orações frequentemente são pedidos por proteção. Mas há uma

Ler mais »