A Bíblia está repleta de histórias incríveis que nos ensinam lições valiosas. Uma delas é a história de Balaão, um profeta que nos mostra o poder inigualável de Deus e a importância de seguir Sua vontade. No texto você vai encontrar um breve resumo da história desse personagem e sua aplicação para nossos dias.

O Chamado de Balaão
A história de Balaão pode ser encontrada nos livros de Números, capítulos 22 a 24. Balaque, rei dos moabitas, temendo o avanço do povo de Israel, envia mensageiros a Balaão, um profeta conhecido por sua habilidade de abençoar ou amaldiçoar. Ele oferece recompensas em troca de que o profeta amaldiçoe Israel.
Ele então busca a orientação de Deus, que lhe diz claramente para não amaldiçoar Israel, pois o povo é abençoado. Ele recusa a oferta de Balaque, apesar das tentativas deste em persuadi-lo.
Intervenção divina
Mas Balaão vacila e decide ir contra a vontade de Deus e parte para amaldiçoar o povo. No caminho, a jumenta que ele montava percebe a presença de um anjo do Senhor com uma espada desembainhada bloqueando o caminho. A jumenta, agindo sob o instinto de preservação, se desvia do anjo, causando irritação ao personagem, que a castiga severamente.
No entanto, a jumenta é novamente impedida pelo anjo, e desta vez, em um espaço estreito onde não pode se desviar. Com medo e incapaz de prosseguir, a jumenta deita-se no chão. Balaão, enfurecido, açoita a jumenta mais uma vez.
Deus usa o inesperado
Deus então permitiu que a jumenta falasse com Balaão. Em Números 22:28-30, a jumenta disse a Balaão: “Que te fiz eu, para que me espancaste estas três vezes?” O profeta, surpreso, não pôde senão responder: “Porque zombaste de mim; se tivesse uma espada na mão, agora te mataria!”
Assim, Deus abriu os olhos de Balaão para a intervenção, que estava impedindo-o de prosseguir em sua intenção de amaldiçoar Israel. Se não fosse pela jumenta, o anjo teria ceifado a vida do personagem. “Então o anjo do Senhor lhe disse: Por que já três vezes espancaste a tua jumenta? Eis que eu saí para ser teu adversário, porquanto o teu caminho é perverso diante de mim. Porém a jumenta me viu, e já três vezes se desviou de diante de mim; se ela não se desviasse de diante de mim, na verdade que eu agora te haveria matado, e a ela deixaria com vida”, Números 22:32-33.
Nesse encontro o anjo disse que Balaão poderia ir, mas que falaria apenas as palavras que o Senhor ordenasse. Esse evento milagroso reafirma que Deus pode usar até mesmo os meios mais inesperados para nos revelar Sua vontade e nos impedir de seguir caminhos errados.
Obedecer a Deus compensa
Quando Balaão finalmente chegou ao monte, Deus colocou palavras de bênção em sua boca em vez de maldições. Balaão reconheceu que só podia falar o que Deus lhe permitia. Quando estamos alinhados com a vontade de Deus, nossas palavras e ações serão direcionadas para abençoar em vez de amaldiçoar.
A história de Balaão nos lembra que o poder de Deus está acima de tudo e que devemos seguir Sua vontade, mesmo quando somos tentados por recompensas mundanas. Devemos confiar em Sua orientação, mesmo quando as circunstâncias parecem nos levar em outra direção. Quando obedecemos a Deus, nossas palavras e ações podem se tornar instrumentos de bênção para aqueles ao nosso redor.
Quer conhecer mais sobre a história desse personagem? Acesse o vídeo abaixo e conheça as Evidências da História de Balaão.
A Bíblia Comentada
Esse vídeo é só um trecho de uma das aulas do livro de Números disponíveis no curso A Bíblia Comentada. Se você está ansioso para aprender mais, não perca tempo, inscreva-se agora e tenha acesso ao conteúdo completo!
9 respostas
Aprendo muito com seus cursos, com suas explicações.
Obrigada
Estou aprendendo muito com o senhor pastor, que Deus abençoe sua vida e seu ministério, muito muito obrigado, eu gostaria muito de conhecer sua igreja, e ver uma palestra sua,ou quem sabe um dia ter o prazer em recebe-em nosso ministério AD bom pastor em Guaíra SP , Graça e paz fica com Deus.
Boa tarde, tenho sempre assistido seus vídeos,aprendo mais cada dia, pra mim é uma benção. Quero estudar a bíblia comentada.
Jesus te abençoe sempre por essa iniciativa.
Rodrigo Silva homem abençoado por Deus.que Deus continue abençoando sempre, e eu sempre ouço as mensagens. Deus abençoe sempre
Quero aprender a ler e interpretar a bíblia
Que delícia aprender e entender o livro milenar. Deus seja louvado.
Obrigada Rodrigo Silva 🫶🏽
O texto de Números 22 menciona Moabe, mas nada diz de Amon (parente de Ló).
Sobre os midianitas, que foram a Balaão com Moabe, li que eram descendentes de Abraão, do casamento com Quetura, após a morte de Sara. Teriam sido enviados para longe de Isaque. Está correto?
E os filhos de Ismael, do relacionamento de Abraão com Hagar? O que houve com eles depois da promessa de que tbm seriam um grande povo?
Ismael deu origem aos Ismaelitas, que também foi um grande povo.