As joias de 2700 anos atrás

Por <b>Rodrigo Silva</b>

Por Rodrigo Silva

Arqueólogo

Como as pessoas se vestiam nos tempos Bíblicos? O Museu de Arqueologia Bíblica apresenta artefatos que podem ajudar a responder essa pergunta! Conheça um deles neste texto.

joias
Joias, encontradas em escavações arqueológicas, do Museu de Arqueologia Bíblica. | Imagem: Acervo do MAB

Materiais e histórias

 

Nos tempos da Bíblia as joias eram diferentes das que estamos acostumados a ver hoje em dia, mas não tanto assim. O conjunto que o MAB apresenta conta com algumas argolas, de diferentes tamanhos, feitas de materiais como ferro, bronze e outros, que poderiam ser usadas como algum tipo de pulseira ou para outro fim.

 

Em Gênesis 24:22 é possível encontrar uma referência direta as joias da época: “E aconteceu que, acabando os camelos de beber, tomou o homem um pendente de ouro de meio siclo de peso, e duas pulseiras para as suas mãos, do peso de dez siclos de ouro”. Esta passagem conta a história do servo de Abraão que partiu para buscar uma esposa para Isaque. 

 

Nesse ponto ele encontra Rebeca, que se tornaria esposa de Isaque, e oferece para ela pendentes de ouro. O modo como ele deu as jóias para ela já era um indicativo de que ele estava representando os interesses patrimoniais de outra família.

 

INSCREVA-SE NO EVENTO UMA NOITE NO MUSEU CLICANDO AQUI

Significados das joias 

 

No Oriente Médio, nos tempos antigos e até hoje, o casamento na grande maioria das vezes é na verdade um acordo entre duas famílias, e não entre um homem e uma mulher. Por isso, são enviados representantes para negociar esses acordos, como no caso do servo de Abraão.  As joias, nesse caso, serviram como um emblema para um acordo nupcial. 

 

Existe uma diferenciação entre o uso de joias por mulheres em homens. Por exemplo, quando as mulheres usavam as argolas no nariz, poderia ser considerado vaidade, mas quando um homem usava da mesma forma, era uma maneira de desonrá-lo. 

 

Quando o homem era capturado em uma guerra e se tornava escravo, ele passava por esse processo e era puxado por essa argola no nariz. A passagem de 2 Crônicas 33:11 fala sobre o rei Manassés que sofreu essa pena: “Por isso, o Senhor enviou contra eles os comandantes do do exército do rei da Assíria, os quais prenderam Manassés, colocaram-lhe um gancho no nariz e algemas de bronze e o levaram para Babilônia”. 

 

O interesse na cultura

 

Quando vamos ao livro de Ezequiel encontramos Deus se colocando na posição de noivo interessado em desposar Israel, e Ele leva as joias para ela, assim como o servo de Abraão. “Adornei-a com joias, pus braceletes em seus braços e uma gargantilha em torno do seu pescoço; dei a você um pendente, pus brincos em suas orelhas e uma linda coroa em sua cabeça”, Ezequiel 16:11.

 

Deus usa o gesto cultural da época para passar a mensagem de que Ele queria ser o esposo de Israel, no sentido de ser o único Deus e mantenedor do povo. Essa mesma figura de linguagem pode ser encontrada no Apocalipse, quando Deus vai mais uma vez em busca de sua esposa, que assume o papel da igreja, no livro. 

 

As joias nos ajudam a entender como as transações sociais funcionam na época bíblica, por isso é tão importante buscarmos formas diferentes de nos aprofundar na palavra de Deus, a fim de entender seu texto e contexto de forma inteira e completa. 

 

Aprofunde-se também nos detalhes desse objeto ao visitar o Museu de Arqueologia Bíblica! Mas, enquanto isso não é possível, veja o vídeo abaixo e saiba mais sobre as joias de mais de 2700 anos.

 

Aprenda mais sobre a Bíblia

Por aqui, não há limites para se aprofundar nas Escrituras Sagradas. Inscreva-se abaixo para receber conteúdos sobre a Bíblia, a Arqueologia e muito mais.

5 respostas

  1. Desde de minha conversão, em 2015 apenas, eu conheci seus vídeos no You tube desde então não paro de me interessar vc realmente tem um dom de sabedoria e conhecimento extraordinário dos Altos céus

  2. Ser aluna do curso “A Bíblia comentada com Rodrigo Silva” não é apenas um privilégio mas uma grande e excelente oportunidade de conhecer mais de perto o Deus que me criou.
    Tive a oportunidade de visitar o MAB. Quantas emoções.!
    Abraço fraternalmente meu irmão Rodrigo Silva e toda a sua Equipe. Parabenizo a todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ CONTEÚDO
noemi
Devocional
Equipe Rodrigo Silva
Noemi: exemplo de fidelidade e fé

Noemi é uma figura notável no Antigo Testamento, especificamente no Livro de Rute. Embora sua história não seja extensa, suas ações e fé deixaram um

Ler mais »
egito
Arqueologia Bíblica
Equipe Rodrigo Silva
O começo da história do Antigo Egito

Erguendo-se firmes e bem preservadas em pleno deserto a oeste do Rio Nilo, as pirâmides egípcias têm fascinado e intrigado a humanidade há milhares de

Ler mais »
ansioso
Devocional
Equipe Rodrigo Silva
Não ande ansioso pela vida

Em um mundo cada vez mais acelerado e cheio de desafios, a ansiedade se tornou uma companheira constante para muitas pessoas. Preocupações sobre o futuro,

Ler mais »
vinho
Arqueologia Bíblica
Equipe Rodrigo Silva
Vinho e bebidas no mundo antigo

O vinho, a bebida fermentada mais consumida no mundo antigo, desempenhava um papel crucial em diversas culturas mediterrâneas. Presentes em rituais religiosos, celebrações festivas e

Ler mais »