Destruição de Jerusalém com Rodrigo Silva e Aline Szewkies

Por <b>Rodrigo Silva</b>

Por Rodrigo Silva

Arqueólogo

Bem-vindos a mais um bate-papo semanal sobre Bíblia, teologia e arqueologia com Rodrigo Silva. Desta vez, estamos em Israel, explorando um sítio arqueológico que está revelando muitos detalhes fascinantes sobre a história do povo de Israel. Acompanhe-nos nesta jornada enquanto descobrimos as riquezas históricas escondidas no sítio de Givat Parking, localizado dentro da cidade de Jerusalém, a poucos metros da Muralha da Cidade Velha.

 

Sítio de Givat Parking

 

Até 2007, a área onde hoje se encontra o sítio arqueológico de Givat Parking era um grande estacionamento de carros. Contudo, escavações revelaram camadas e mais camadas de história sob o asfalto. Rodrigo Silva destaca que em Israel estamos lidando com milênios de história, contrastando com as histórias relativamente recentes das Américas.

 

Por exemplo, sob um prédio moderno, continua a haver antiguidades. As intervenções arqueológicas revelaram diversas camadas de construções, cada uma representando um período diferente da história. Jerusalém é como um bolo de camadas, com cidades sendo destruídas e reconstruídas uma sobre a outra ao longo dos séculos.

 

Camadas de história em Jerusalém

 

Rodrigo nos mostra um buraco feito pelas escavações arqueológicas, destacando as muitas camadas de história que foram encontradas. Ele menciona que Jerusalém é única por causa das suas camadas arqueológicas, que vão desde o período do Rei Davi até os tempos modernos. Cada camada conta uma história diferente, desde o tempo dos profetas bíblicos até as construções bizantinas.

 

A importância das cerâmicas

 

No sítio, foram encontrados sacos cheios de cerâmicas, que ajudam a datar os diferentes períodos históricos. Rodrigo compara a identificação das cerâmicas à identificação de carros antigos – os detalhes das alças, a cor e a forma da cerâmica podem indicar a época em que foram feitas. Por exemplo, uma cerâmica do período do ferro tem características distintas das cerâmicas do período helenístico.

 

Moedas Bizantinas e a Estratigrafia

 

Entre as descobertas, destaca-se um tesouro de mais de 260 moedas de ouro da época do Imperador Heráclio, encontradas por uma voluntária. Estas moedas, datadas de 610 d.C., ajudam a contextualizar as camadas de construção encontradas no sítio. A estratigrafia, que é o estudo das camadas de terra sobrepostas, é crucial para entender a cronologia das construções. O que está mais em cima é mais recente, enquanto o que está mais embaixo é mais antigo.

 

 Descobrindo selos bíblicos

 

Outra descoberta fascinante foi o selo de uma mulher chamada Eliana Bat Gael, indicando sua importância na sociedade da época. Além disso, foi encontrado um selo com o nome de Nathan Melek, um personagem mencionado na Bíblia no livro de Reis. Esse tipo de descoberta confirma os relatos bíblicos e nos aproxima ainda mais da história descrita nas Escrituras.

 

Marcas de destruição Babilônica

 

Rodrigo destaca as marcas de cinzas encontradas no sítio, que indicam a destruição de Jerusalém pelos babilônios, conforme profetizado por Jeremias e Isaías. Essas camadas de cinzas são evidências tangíveis das invasões babilônicas que levaram à destruição do Primeiro Templo em 587 a.C. A presença dessas cinzas em várias camadas confirma a violência e a destruição sofridas pela cidade.

 

A exploração do sítio arqueológico de Givat Parking em Jerusalém é uma janela para o passado, revelando camadas de história que datam de milhares de anos. Desde cerâmicas e moedas até selos e marcas de destruição, cada descoberta nos ajuda a entender melhor a rica e complexa história de Jerusalém e do povo de Israel.

 

Para uma exploração mais aprofundada e visual das descobertas, não perca a live completa com Rodrigo Silva. 

 

Clique no vídeo abaixo e assista agora mesmo!

Aprenda mais sobre a Bíblia

Por aqui, não há limites para se aprofundar nas Escrituras Sagradas. Inscreva-se abaixo para receber conteúdos sobre a Bíblia, a Arqueologia e muito mais.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ CONTEÚDO
mastabas
Arqueologia Bíblica
Equipe Rodrigo Silva
Mastabas: sua importância no Antigo Egito

As mastabas, embora menos conhecidas que as icônicas pirâmides, são estruturas fundamentais na história das práticas funerárias do Egito Antigo. Essas construções retangulares e baixas,

Ler mais »
machismo de paulo
Dúvidas Bíblicas
Equipe Rodrigo Silva
Paulo era Machista?

Hoje, vamos explorar um tema que aguça a curiosidade de muitos: será que Paulo, o apóstolo, era machista ou misógino? Conhecido por escrever a maior

Ler mais »
salmo 4
Devocional
Equipe Rodrigo Silva
Salmo 4: encontre paz em Deus

O Salmo 4 é um cântico de Davi sobre consolo e direção em tempos de dificuldade. Neste devocional, vamos explorar as palavras poderosas deste salmo

Ler mais »
egito
Arqueologia Bíblica
Equipe Rodrigo Silva
A Bíblia e o Antigo Egito

Estamos de volta para o nosso bate-papo semanal sobre Bíblia, teologia, religião e arqueologia. Hoje, tenho um tema muito interessante para tratar com vocês: a

Ler mais »
leviatã
Dúvidas Bíblicas
Equipe Rodrigo Silva
Quem é o leviatã?

O Leviatã é uma criatura misteriosa que habita tanto as páginas da Bíblia quanto as lendas da mitologia do Antigo Oriente Próximo. Descrito como um

Ler mais »