Como sabemos, a Bíblia é organizada em diferentes sessões para que possamos compreender melhor o contexto de cada livro e como eles se aplicam no parâmetro bíblico geral.
Em um texto anterior conhecemos o Pentateuco e seus livros. Neste texto vamos conversar sobre os livros Históricos.

Históricos
Os livros Históricos recebem esse nome por cumprirem justamente o objetivo de relatar a história do povo de Israel ao longo dos anos.
Ao todo 12 livros fazem parte dessa categoria, são eles: Josúe, Juizes, Rute, I e II Samuel, I e II Reis, I e II Cronicas, Esdras, Neemias e Ester.
Vamos conhecê-los.
Josué
O livro relata a história do povo de Israel sob a liderança do sucessor de Moisés, Josué, em sua entrada na Terra Prometida. Esse livro carrega muitos ensinamentos sobre coragem, fé e a mão de Deus em meio a adversidade.
O livro de Josué tem 24 capítulos repletos de histórias que nos inspiram a seguir em frente, mesmo em meio ao medo da derrota.
Juízes
Esse livro conta sobre um período interessante entre o povo, em que seus líderes eram chamados de juízes. Entre esses escolhidos existiam guerreiros, profetas e sábios que guiaram o povo por muitos anos.
Juízes tem 21 capítulos e guarda a história de grandes personagens como Débora, Gideão e Sansão.
Rute
Rute conta sobre um período difícil em Israel, em que havia escassez, fome e doenças, isso tudo pelos olhos de uma personagem que nem pertencia a esse povo. O relato de Rute apresenta muitas tradições que faziam parte do cotidiano de Israel, além de ser uma história de se dispor a andar quilômetros a mais pelo próximo.
O livro é curto, são apenas 4 capítulos, mas cada um deles revela o cuidado de Deus.
I e II Samuel
Os livros de Samuel narram a sua trajetória como profeta e sua luta para restaurar o espírito de adoração de Israel. Também temos os primeiros reis surgindo nesse período, temos o relato de muitas guerras e conflitos e o início do reinado de Davi.
I Samuel tem 31 capítulos e II Samuel 24. Uma leitura que apresenta de forma clara o início conturbado dos reis de Israel.
I e II Reis
O nome já entrega o conteúdo do livro. Em I e II Reis vamos acompanhar a trajetória dos reis de Israel, seus erros e acertos, seus ápices e quedas. Ao longo do livro vemos a realidade de que se no afastamos de Deus, tudo dá errado, o que resulta no cativeiro do povo durante o livro.
I Reis tem 22 capítulos e II Reis 25.
I e II Crônicas
Esses livros são muito interessantes porque eles assumem o papel de contação de histórias. Neles você encontra crônicas do reino de Israel. Feitos que foram relatados e guardados, histórias menores que também merecem seu espaço na Bíblia.
I Crônicas tem 29 capítulos e II Crônicas 36. Se você gosta de histórias, esses livros foram feitos para você.
Esdras
O livro de Crônicas encerra com o relato do povo sendo levado em cativeiro. O livro de Esdras narra a volta para casa, a reconstrução do templo e da cidade e todo o processo de reconsagração a Deus.
Esdras tem 10 capítulos repletos de ensinos.
Neemias
Neemias também apresenta a reconstrução do templo e da comunidade que havia sido levada cativa, inclusive, eles são contemporâneos nesse período. O livro de Neemias tem um enfoque muito grande na reestruturação espiritual do povo, que havia se esquecido das leis e de Deus.
São 13 capítulos que narram essa história.
Ester
O livro de Ester encerra a coleção de livros Históricos. Sua narrativa é muito conhecida, pois fala sobre uma judia que se tornou a rainha do Reino Persa. Uma história que fala sobre coragem e o poder de Deus. Em meio a uma trama para matar todo seu povo, Ester se levanta para defendê-lo. É de fato uma narrativa de tirar o fôlego.
10 capítulos contam essa história cativantes.
Estude mais
Os livros Históricos são importantíssimos para a compreensão do povo de Israel. Você pode estudar ainda mais sobre o assunto por meio do curso A Bíblia Comentada!
Todos os livros históricos já estão disponíveis para estudo.