Uma das muitas divisões entres os livros da Bíblia são os livros poéticos. Como o próprio nome indica, esses livros tem uma característica literária poética, trazendo em seus versos uma estrutura que reforça essa nomenclatura.
Cinco livros fazem parte dessa divisão. São eles: Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cantares (ou Cânticos). Vamos conhecê-los.

Jó
O livro de Jó é muito conhecido e pode parecer estranho que ele esteja na classificação poética, uma vez que conta a história de um homem justo que foi posto à prova. Ainda assim, ele foi quase inteiramente escrito em uma linguagem poética, contando com prólogo e epílogo em prosa.
A história do livro tem muito a nos ensinar. Em meio aos pensamentos do personagem principal também somos levados a questionar o plano de Deus para a nossa vida e compreender qual nosso papel em meio a batalha cósmica que acontece ao nosso redor.
São 41 capítulos que expressam a grandeza de Deus.
Salmos
O livro de Salmos é uma coletânea de louvor do povo de Israel. Todos os textos ali registrados na verdade são hinos que eram entoados juntamente com saltérios, harpas e danças, assim como é dito no Salmo 150.
Existem diversos Salmos de exortação, clamor, adoração, súplica e muitos outros temas. As passagens nos levam a entender como Deus é misericordioso e se faz presente mesmo em meio a angústia.
Esse livro aponta que o louvor refrigera a alma e acalma o coração aflito.
Provérbios
Com grande parte sendo de autoria de Salomão, o rei mais sábio que já existiu, o livro de Provérbios nos leva a refletir sobre diversos pontos da vida. Os versos escritos refletem a importância de ter uma vida em concordância com o que Deus manda.
A sabedoria contida no livro fala sobre a importância do tempo, do cuidado pessoal, do cuidado com o próximo e dá dicas de como viver o melhor da vida.
Eclesiastes
Seguindo a ideia do livro de Provérbios, Eclesiastes faz questionamentos buscando o propósito da vida. Além disso, ele mostra que a sabedoria é a melhor forma de viver nessa terra.
O texto é escrito como um relato de alguém que pega exemplos da própria vida para ensinar lições por meio dos erros e acertos cometidos ao longo da sua jornada.
Cantares
O livro de Cantares foge um pouco da proposta dos livros que os antecedem, pois nele lemos sobre cânticos de amor entre um homem e sua esposa, sendo escrito também por Salomão.
Ele passa por todo o caminho do relacionamento, do namoro ao casamento. Esse livro é uma celebração ao amor e demonstra como Deus cuida de seus filhos.
Estude mais
Os livros poéticos já estão disponíveis para estudo no curso A Bíblia Comentada com Rodrigo Silva.