A moda é uma forma de expressão, de identidade e varia entre as culturas. A roupa é como uma espécie de cartão de visitas para cada pessoa, ou seja, a forma como nos vestimos influencia em diversos fatores na vida, pois pode refletir autoridade, desleixo, modéstia, vulgaridade e por aí vai.
Mas, afinal, nos tempos bíblicos existia moda? Neste texto, contaremos quais eram os tecidos e as cores mais usadas.

Tecidos usados nos tempos bíblicos
Atualmente, temos tecidos dos mais variados tipos, texturas, cores e formas, pois a tecnologia que adquirimos permite o desenvolvimento com diferentes materiais, inclusive, o plástico, mais conhecido como poliéster. Contudo, antigamente, os recursos eram diferentes e a principal fonte de produção advinha da natureza.
Os tecidos mais comuns nos tempos bíblicos eram de materiais naturais, como linho (feito a partir de hastes de planta), lã (derivada do pelo de animais como ovelha, alpaca e lhama) e couro (produzido com pele de animais). Esses materiais eram amplamente utilizados na confecção de roupas, tapeçarias e demais produtos têxteis.
Linho
O linho é feito a partir de plantas herbáceas, extraído do talo, desde a raiz para que tudo seja aproveitado. De nome científico linum usitatissimum, possui uma estrutura de casca e lenho, onde são encontradas as fibras naturais individuais.
Antes de virar um tecido de fato, essas fibras passam por um longo processo de preparação, com maceração (com orvalho, água fria e água quente), secagem, espadelagem (separação da celulose de outras plantas), assedagem (tornar macio e lustroso), fiação e tecelagem.
No Antigo Egito, o linho era uma fibra muito utilizada para roupas finas e nobres. Em Êxodo 28 o texto descreve como eram as vestes sacerdotais e o linho é um dos tecidos usados. “E farão a estola sacerdotal de ouro, estofo azul, e púrpura e linho fino retorcido, obra esmerada (v. 6).”
Em Levítico, o linho é citado como veste do sacerdote. Levítico 16:4 – “Vestirá ele a túnica de linho, sagrada, terá as calças de linho sobre a pele, cingir-se-á com o cinto de linho e se cobrirá com a mitra de linho; são estas as vestes sagradas. Banhará o seu corpo em água e, então, as vestirá”.
Lã
A lã era outra fibra natural bastante utilizada nos tempos bíblicos. Em geral, era obtida a partir da pelagem de ovelhas, cabras e carneiros e tinha como função principal esquentar as pessoas nos dias frios, além de ser um material durável.
Assim como o linho, a lã era um tecido considerado nobre e, além das roupas, era utilizado em cobertores e nas tendas.
O uso da lã é citado em diversas passagens bíblicas, como, por exemplo: Êxodo 25, quando Deus manda trazer ofertas ao tabernáculo; Levítico 13:47-59, sobre casos de lepra em roupas de lã e linho; Provérbios 31:13, no qual cita a mulher virtuosa e seu trabalho na busca de lã e linho; Ezequiel 34:3, o profeta repreende os líderes de Israel que comem gordura e vestem-se de lã, mas não cuidam das ovelhas.
O processo de produção da lã, em geral, é feito a partir da tosquia (raspagem ou corte) de pelo do animal, seleção e lavagem, carbenar (operação que consiste em abrir a fibras e remover impurezas, cardar (processo de escovar a lã para deixá-la uniforme e homogênea), fiar (transformar a lã em fio), torcer (deixar o fio mais compacto e resistente), meadas (transformar o fio em uma porção com várias voltas para outra lavagem) e, por fim, dobar (fazer novelos).
Couro
O couro, por ser um material resistente, era bastante utilizado na elaboração de calçados, cintos, bolsas, bolsas de água e outros itens.
O processo de produção desse tipo de tecido pode ser feito de diversas formas, mas em geral, é produzido a partir da retirada do couro, salga (armazenamento para que não apodreça), remolho (transformação da pele em couro), depilação (remoção de pelos), caleiro (retirar enzimas do material), desencalagem (remoção de impurezas) e acidificação (o ph do couro é acertado).
Em Êxodo 26:14, o uso de pele de carneiro tingida em vermelho é citado para produzir cobertores e proteção para a tenda; 1 Reis 1:8 cita que o profeta Ezequiel usava um cinto de couro; Mateus 3:4 e Marcos 1:6 revela-nos que João Batista usava roupas feitas com pelo de camelo e um cinto de couro.
Paleta de cores mais frequente
Agora que sabemos quais tecidos eram mais utilizados nos tempos bíblicos, o que sabemos da paleta de cores da época? Atualmente, temos formas altamente tecnológicas de tingir e estampar tecidos, contudo, nem sempre o processo e as opções de cores foram tão diversificadas. Isso porque o acesso a corantes naturais era limitado, a depender da região e da época histórica.
O linho era frequentemente tingido em várias cores, como branco, marrom, azul e vermelho. No caso da lã, geralmente, as cores naturais mais utilizadas eram branco, marrom e preto. Já o couro era frequentemente tingido em marrom, preto e vermelho.
Algumas cores mencionadas na Bíblia Sagrada e seus significados incluem:
- Branco: pureza e santidade,
- Azul: usado em roupas sacerdotais e símbolo de realeza;
- Vermelho: usado em tecidos de alto valor e em significados religiosos;
- Púrpura: cor associada à realeza e ao luxo;
- Escarlate: mistura de vermelho com laranja;
- Carmesim: outra variação de vermelho.
Essas e outras cores são citadas em diversas passagens bíblicas, como, por exemplo: Êxodo 26:1, que cita as cortinas do tabernáculo; Êxodo 28, sobre as vestes sacerdotais; Números 4:6-7, em que o Senhor diz como deve ser feito o transporte da arca; Provérbios 31:21-22, no qual é citada a cor das vestes da mulher virtuosa; Lucas 16:19, em que um homem rico é citado usando linho fino na cor púrpura; e Mateus 27:28, onde Jesus aparece coberto de um manto escarlate durante a crucificação.
A História do Povo de Deus
Conhecer os costumes dos tempos bíblicos nos ajuda a compreender melhor o contexto e os costumes de cada época. Por isso, se você deseja saber mais sobre o assunto, o curso “A História do Povo de Deus” enriquecerá sua fé ao compreender a jornada de homens e mulheres de fé através dos tempos.
Neste curso, você participará de aulas semanais comigo e aprenderá mais sobre o contexto dos tempos bíblicos e histórico do mundo antigo. Toda a metodologia foi elaborada por mim para que você cresça espiritualmente e amplie seus conhecimentos em diversas áreas, como Arqueologia Bíblica, História e muito mais.
22 respostas
Muito bom, ver e ouvir de Deus, todos os dias.
Gentileza alterar o e-mail para
valdetesouz@gmail.com
Graça e Paz obrigada por compartilhar tantos ensinamentos
Muito bom gosto muito do Rodrigo Silva Homem de Deus muito sábio.
Muito interessante temos muito o que aprender🙏🏼🙏🏼
A palavra de Deus me fascina Muito obrigado pela oportunidade de me aprofundar e adquirir conhecimento dentro do nosso manual de fé e prática a Bíblia Sagrada
Boa noite feliz sábado!
Como é maravilhoso conhecer a história bíblica do passado.
Tô amando estudar com pastor Rodrigo Silva. Deus abençoe grandemente o seu ministério
Boa noite.
Amei o conteúdo apresentado, que para mim, foi de uma curiosidade surpreendente. Estou ansiosa para o início do curso.
Não há palavras para dizer o quanto é maravilhoso estudar a Biblia com o Pastor Rodrigo Silva. Sinto-me feliz e regosijado.Parabens Pastor Rodrigo Silva, Deus abençoe o seu ministério..
Boa. Noite para todos
Como e maravilhoso
Conhecer a historia biblica
Do pasado e estuda com
Rodrigo silva e muito bom
Bom final de semana para todos
Como é bom ter conhecimento da bíblia, conhecimento nunca é de mais ,Deus abençoe grandemente o senhor Rodrigo Silva
Não entendi onde entrar para os 10 dias sobre perdão?
Olá, Dorinha! Você pode realizar seu cadastro para receber as informações por esse link https://www.rodrigosilva.site/cadastro-sdp/?utm_source=blog&utm_medium=post&utm_campaign=perdao
Mas caso tenha perdido o nosso primeiro encontro, é só clicar aqui: https://www.youtube.com/watch?v=V8oHjo-zfjk
Ou acessa o canal Rodrigo Silva Arqueologia.
Muito bom conhecer mais a Bíblia,
Muito importante uma programação esclarecendo o resultado do perdão. Esta semana pode contribuir para a libertação de traumas que impedem a vivencia saudável de muitas pessoas. Já compartilhei para algumas pessoas que estão aprisionadas na cela do “não perdoo”. Que o Senhor conduza esta semana especial.
Que bom irmão João! Perdoar é uma tarefa difícil, mas necessária! Vamos aprender juntos!
Tanta coisa sobre a bíblia que não tinha conhecimento.
Gosto muito de assistir os conteúdos postados do Dr Rodrigo, porque tem embasamento e comparação bíblica, tenho aprendido muito.
Obrigada por compartilhar seus conhecimentos.
Tenho me encantado com a quantidade e qualidade dos materiais q o Dr Rodrigo Silva está disponibilizando, quero me organizar para conseguir fazer o curso A Bíblia Comentada. Que Deus continue usando o Sr e capacitando cada vez mais.
mto didático e edificante!parabéns ao pr.rodrigo Silva e equipe!👏🙏✝️💓🫂
O Dr. Rodrigo Silva é uma pessoa especial que prega a palavra de Deus de uma forma fascinante. Já faço há mais de um ano o curso da Bíblia comentada. Estudar a Bíblia dessa forma abre nossos olhos para compreender melhor as verdades bíblicas. Parabéns ao Dr Rodrigo e a toda a sua equipe que nos tem proporcionado tanto conhecimento de qualidade.
A Bíblia fala algo sobre não poder usar determinados tecidos ou misturá-los? Veio essa questão em um estudo bíblico, como poder explicar?