O que esperar do novo ano?

Por <b>Rodrigo Silva</b>

Por Rodrigo Silva

Arqueólogo

Nós iniciamos mais um capítulo da nossa história, mas existe uma pergunta que sempre acabamos nos fazendo: o que esperar do novo ano? Conversei sobre isso em nossa live semanal no dia 1° de Janeiro, afinal esse é o melhor momento para compreender os propósitos do novo ano. 

 

Você pode assistir ao nosso encontro clicando no vídeo abaixo, no qual nós conversamos sobre o Salmo 73. Este Salmo, em particular, ressoa intensamente em meu coração, sendo o Salmo 73 aquele que mais me impacta. Em meio a tantos Salmos, com suas mensagens poderosas, este se destaca, talvez por sua franqueza e afronta ao politicamente correto.

 

O título, “O problema da prosperidade dos maus”, já desafia a narrativa comum que os ímpios não prosperam. Este Salmo, de forma direta e autêntica, expressa os sentimentos do salmista, identificando-se com momentos de sua vida em que invejava a aparente prosperidade dos arrogantes.

 

A partir do verso 10, o salmista revela uma angústia pessoal: “Com certeza foi inútil conservar puro meu coração e lavar as minhas mãos na inocência, pois cada dia sou afligido e a cada manhã sou castigado.” Essas palavras refletem a frustração diante das adversidades que enfrenta, questionando a eficácia de manter-se íntegro diante das provações.

 

Então, algo notável acontece. O salmista relata sua experiência ao entrar no santuário de Deus. Nesse momento, sua perspectiva se amplia, e ele compreende o destino dos ímpios. Embora não necessariamente encontre uma solução imediata para suas próprias tribulações, sua visão se estende para além desta vida terrena.

 

A partir do verso 16, ele destaca que Deus coloca os ímpios em lugares escorregadios, e, ao despertar, despreza a imagem deles. Essa compreensão transcende o imediatismo, apontando para um juízo final, onde a justiça divina será plenamente realizada.

 

Isso é só um pouco do que conversamos durante nosso encontro! Assista a live completa e entenda sobre “o que esperar do novo ano”.

Aprenda mais sobre a Bíblia

Por aqui, não há limites para se aprofundar nas Escrituras Sagradas. Inscreva-se abaixo para receber conteúdos sobre a Bíblia, a Arqueologia e muito mais.

2 respostas

  1. Boa tarde professor Rodrigo! Em primeiro lugar quero delsejar um ano frutífero de bençãos do Pai, agradeço de coração a oportunidade de estudar a Bíblia sagrada em seu canal.Espero poder me aprofundar mais nos estudos esse ano.Que Deus abençoe o Sr .e sua família!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ CONTEÚDO
poços
Arqueologia Bíblica
Equipe Rodrigo Silva
O significado dos poços na Bíblia

Você já parou para pensar no papel dos poços na Bíblia? Eles não eram apenas estruturas funcionais, mas literalmente fontes de vida para pessoas que

Ler mais »
salmos 20
Devocional
Equipe Rodrigo Silva
Salmos 20

O Salmo 20 é um cântico cheio de poder e significado. Ele foi escrito para um contexto em que o povo de Israel confiava em

Ler mais »
jardim de israel
Arqueologia Bíblica
Equipe Rodrigo Silva
Um jardim de Israel no Brasil

Você já imaginou fazer uma viagem pela Terra Santa sem sair do Brasil? Pois é exatamente essa experiência que Rodrigo Silva e Aline, do Israel

Ler mais »