Nós iniciamos mais um capítulo da nossa história, mas existe uma pergunta que sempre acabamos nos fazendo: o que esperar do novo ano? Conversei sobre isso em nossa live semanal no dia 1° de Janeiro, afinal esse é o melhor momento para compreender os propósitos do novo ano.
Você pode assistir ao nosso encontro clicando no vídeo abaixo, no qual nós conversamos sobre o Salmo 73. Este Salmo, em particular, ressoa intensamente em meu coração, sendo o Salmo 73 aquele que mais me impacta. Em meio a tantos Salmos, com suas mensagens poderosas, este se destaca, talvez por sua franqueza e afronta ao politicamente correto.
O título, “O problema da prosperidade dos maus”, já desafia a narrativa comum que os ímpios não prosperam. Este Salmo, de forma direta e autêntica, expressa os sentimentos do salmista, identificando-se com momentos de sua vida em que invejava a aparente prosperidade dos arrogantes.
A partir do verso 10, o salmista revela uma angústia pessoal: “Com certeza foi inútil conservar puro meu coração e lavar as minhas mãos na inocência, pois cada dia sou afligido e a cada manhã sou castigado.” Essas palavras refletem a frustração diante das adversidades que enfrenta, questionando a eficácia de manter-se íntegro diante das provações.
Então, algo notável acontece. O salmista relata sua experiência ao entrar no santuário de Deus. Nesse momento, sua perspectiva se amplia, e ele compreende o destino dos ímpios. Embora não necessariamente encontre uma solução imediata para suas próprias tribulações, sua visão se estende para além desta vida terrena.
A partir do verso 16, ele destaca que Deus coloca os ímpios em lugares escorregadios, e, ao despertar, despreza a imagem deles. Essa compreensão transcende o imediatismo, apontando para um juízo final, onde a justiça divina será plenamente realizada.
Isso é só um pouco do que conversamos durante nosso encontro! Assista a live completa e entenda sobre “o que esperar do novo ano”.
2 respostas
Quero à cada dia crescer espiritualmente, aprendendo mais de Jesus Cristo.
Boa tarde professor Rodrigo! Em primeiro lugar quero delsejar um ano frutífero de bençãos do Pai, agradeço de coração a oportunidade de estudar a Bíblia sagrada em seu canal.Espero poder me aprofundar mais nos estudos esse ano.Que Deus abençoe o Sr .e sua família!