Os Dez Mandamentos – parte 2

Por <b>Rodrigo Silva</b>

Por Rodrigo Silva

Arqueólogo

Viver em comunidade pode por muitas vezes parecer um desafio. Afinal, cada um tem ideias, sonhos e pensamentos diferentes. Apesar disso ser um ponto extremamente positivo, podem surgir dificuldades de relacionamento devido a essa individualidade. Pensando nisso, Deus deixou gravado em pedra, 6 leis que nos ajudam no relacionamento com o próximo. 

 

Os Dez Mandamentos
Os Dez Mandamentos foram escritos para nos ajudar a viver em sociedade. Fonte: Freepik.

“Honra a teu pai e a tua mãe”- Êxodo 20:12

A lei que inaugura a segunda parte dos Dez Mandamentos é também a única que contém uma promessa, ou uma consequência. O mandamento diz: “honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem teus dias na terra.” Deus leva muito a sério o relacionamento que temos com nossos pais, e mesmo quando nos tornamos adultos devemos continuar os honrando. 

 

“Não matarás” – Êxodo 20:13 

Apesar de parecer simples, é necessário relembrar. Esse mandamento foi redigido em outro momento da história, mas obviamente se aplica a nossa realidade hoje. O não matarás reafirma a nossa necessidade de autocontrole em diversas áreas da vida, inclusive em nossos relacionamentos. 

 

“Não adulterarás” – Êxodo 20:14

O adultério também é condenado pelos Dez Mandamentos. Esse pecado ativa um sinal também para outros pecados sexuais, que por muitas vezes começam na nossa mente. Devemos estar alertas para esse pensamentos e combatê-los desde a raiz. 

 

“Não furtarás” – Êxodo 20:15

Quando se lê “não furtarás” o pensamento pode ser: mas eu não roubo! Mas esse mandamento faz referência a toda forma de desonestidade. O pequeno ato e o mais absurdo são condenados da mesma forma.  

 

“Não dirás falso testemunho contra o teu próximo” – Êxodo 20:16

A mentira, a fofoca, as falsas acusações, tudo isso se encaixa nesse mandamento. Além de se encaixar também como um ato de desonestidade, a vítima das falácias pode guardar sequelas profundas dependendo de como foi atingido. É preciso lembrar que somos responsáveis pelo outro, mesmo sem querer. Medir as palavras, pensar antes de falar e ter como lei a verdade são pontos chave para cumprir essa lei. 

 

“Não cobiçarás” – Êxodo 20:17

Inveja e cobiça são sentimentos corrosivos para nós mesmos. Ao combatê-los se torna mais fácil cumprir os mandamentos já citados acima, porque a partir disso nos sentimentos felizes pelo próximo e não existe o desejo pelo que o outro tem. 

 

Os mandamentos apresentam uma grande lista do que não fazer, mas ao mesmo tempo o que devemos fazer. Os últimos seis mandamentos se relacionam com o segundo grande mandamento: Amarás o teu próximo como a ti mesmo” – Mateus 22:39. 

 

Como você pode ver, eles não são tão difíceis de serem cumpridos, na maioria das vezes fazemos o certo sem perceber. Mas ainda assim precisamos estar cientes das nossas atitudes e decisões para cultivarmos um relacionamento positivo com nosso próximo. 

 

A Bíblia Comentada com Rodrigo Silva

Os Dez Mandamentos representam apenas uma parte das muitas promessas que estão na Bíblia. Através do curso “A Bíblia Comentada” você conhecerá as passagens bíblicas a fundo e  desfrutará das promessas que ela tem pra nós. 

 

Para ter mais informações sobre o curso, clique em saiba mais

Aprenda mais sobre a Bíblia

Por aqui, não há limites para se aprofundar nas Escrituras Sagradas. Inscreva-se abaixo para receber conteúdos sobre a Bíblia, a Arqueologia e muito mais.

31 respostas

  1. Sempre que posso acompanho seus comentários no youTub. Já fiz cursos ministrados por vc Rodrigo .
    aprecio suas virtudes como homem de Deus.

  2. Louvo A DEUS pela vida do irmão Rodrigo Silva, desde que o conhecí meus conhecimentos só melhoraram. Desejo aprender mais, porém, que O Senhor venha prover em minha vida condições financeiras e disposição para adquirir seus produtos e assim me aprofundar mais.

  3. só tenha que agradecer esse pequeno momento de sabedoria, pois as vezes só e preciso uma lembrança salutar.
    e o escombro do sentimento confuso e ruim vem a lembrança e assim a certeza a atitude de mudança e melhoramento como cristão e pessoa no dia a dia. obrigado

  4. Glorificado seja o SENHOR nosso Deus que nos deu a oportunidade de aprender um pouco mais a cada dia com Vc Rodrigo e sua equipe maravilhosa.Que o SENHOR abençoe sempre vcs ✋🏾❤️

  5. Desejo me aprofundar nos estudos sobre tudo a respeito do Senhor Meu Deus, Senhor Jesus Cristo.Estou fazendo o curso A Bíblia Comentada. Obrigada !

  6. Muito bom refletir sobre esse assunto. Reaviva nos amadurece e também reconhecer erros em nós que pensamos estar agindo de forma natural. Sou aluna do curso bíblico, moro em Beja/Portugal e vou a Israel em novembro, uma pena não estarem por lá, sei que é o mês da inauguração do museu. Que Deus abençoe sua vida junto com sua esposa, que sejam sempre os nossos irmãos em Cristo. Se não nos vermos por agora ,te vejo na eternidade com Cristo Jesus 🙏.

  7. Sou grato pelo conteúdo, muito bem elaborado e de um fácil entendimento, amei esta explicação dos Dez mandamentos, parabém professor Rodrigo Silva, espero receber mais conteúdo seu.
    Estudar nunca e de mais, só tenho que lhe agradecer.

  8. Quero muito aprender mais sobre a palavra de Deus,mas tenho dificuldade de entender e preciso de ajuda , gosto demais das aula do professor e Pr Rodrigo Silva, Deus seja louvado ,que o Senhor Jesus Cristo continue lhe abençoando grandemente esse seu ministério … amém amém

    1. Que notícia boa, Josane! Para aprender mais sobre a palavra você pode conhecer o curso A Bíblia Comentada. Se quiser mais informações, você pode entrar em contato com a nossa equipe através do link https://wa.link/5sad10 ou do nosso telefone: 19 98185-1583

  9. Amo aprender com vc professor e foi vc que me levou a conhecer e estudar e me batizar na igreja IASD. DEUS ABENÇOE SEMPRE.

  10. Estudar a Bíblia com Rodrigo Silva é muito bom!!
    Ele é muito dinâmico, eu aprendo muito e fico muito feliz por estar escrita no curso a Bíblia comenta com Rodrigo Silva.
    Me deleito em cada ensinamento
    Peço a Deus que me dê sabedoria para aprender cada dia mais.
    Obrigada pelo carinho.

  11. Olá, pastor! Sou ancião jovem aqui na minha igreja, em Santa Inês Ma. Gosto muito de lê suas postagens, aprendo muito e procuro absorver e passar adiante. Me considero inexperiente e um pouco inseguro, mas graças a Deus tenho feito esse trabalho pra Ele. Parabéns pelo seu trabalho e empenho na obra do Senhor. Ore por nós aqui, ore por mim para que eu tenha sabedoria nesse trabalho tão maravilhoso que Deus me confiou. Forte abraço!! Me chamo Fábio Pinheiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ CONTEÚDO
daniel
Devocional
Equipe Rodrigo Silva
Desvendando Daniel

O Livro de Daniel é um texto antigo que continua a inspirar e orientar os crentes hoje. Esta semana, no canal do YouTube, mergulhamos em

Ler mais »
egito
Arqueologia Bíblica
Equipe Rodrigo Silva
A Bíblia e o Antigo Egito

Estamos de volta para o nosso bate-papo semanal sobre Bíblia, teologia, religião e arqueologia. Hoje, tenho um tema muito interessante para tratar com vocês: a

Ler mais »
tragédias
Devocional
Equipe Rodrigo Silva
Tragédias que revelam justiça

As  tragédias do Rio Grande do Sul continuam a impactar a vida de milhares de pessoas. Nas nossas orações devemos sempre lembrar dos nosso amigos

Ler mais »
petra
Arqueologia Bíblica
Equipe Rodrigo Silva
Petra: a cidade esculpida em pedra

Petra, frequentemente chamada de ‘Cidade Rosa’ devido à cor de sua arquitetura esculpida em rocha, não é apenas um espetáculo visual estonteante, mas também uma

Ler mais »