Personagens da Bíblia Sagrada: Lições que suas histórias nos ensinam

Por <b>Rodrigo Silva</b>

Por Rodrigo Silva

Arqueólogo

personagens da Bíblia Sagrada mais conhecidos que outros, mas todos não passavam de homens e mulheres comuns, como eu e você, com problemas, dilemas, questões de fé e desejo por Deus. Apesar de termos certa tendência de esquecer que eles foram pessoas reais, precisamos nos lembrar que Deus é pessoal e se revela a homens e mulheres, e é disso que se trata a história da redenção e das promessas de Deus. Nesse texto, destacarei alguns personagens importantes.

 

Continue lendo este texto para saber quais são alguns dos personagens bíblicos mais importantes de se conhecer e ler sobre. | Foto: Pixabay.

Personagens bíblicos que andaram com Deus

De Moisés a Jó, há diversos personagens bíblicos cuja história é importante conhecer para compreender melhor a palavra de Deus. Confira abaixo um pouco mais sobre cinco deles:

 

Moisés

Moisés liderou o povo de Israel da escravidão no Egito para a Terra Prometida. Ele recebeu os dez mandamentos de Deus, e ensinou sobre mansidão e desejo por Deus.

 

Alguns textos que nos apontam isso são:

  • “O Senhor falava com Moisés face a face, como alguém que fala com seu amigo” (Êxodo 33.11).
  • “Ora, Moisés era um homem muito paciente e o mais humilde dos homens de sua época” (Números 12:3).

 

Abraão

Abraão é conhecido como o pai da fé, tendo sido chamado por Deus para deixar sua terra natal e seguir para uma terra que Deus lhe mostraria. Sua fé em Deus é um exemplo para todos hoje, mas, no decorrer da história, Abraão mentiu e tardou para confiar no cumprimento da promessa de Deus.

 

O primeiro texto que nos mostra isso é encontrado em Gênesis 12, quando Abraão está viajando para a terra de Canaã. Ele teme que as pessoas descubram que sua esposa, Sara, é muito bela e que ele possa ser assassinado, então ele diz que ela é sua irmã. Isso resulta em Sara ser levada pelo faraó, mas Deus intervém para salvá-la. Este é um exemplo da falta de fé de Abraão em Deus, que o levou a mentir sobre sua esposa.

 

O segundo texto é encontrado em Gênesis 20, quando Abraão está viajando para o sul. Novamente, ele teme que as pessoas descubram que sua esposa é muito bela, então ele diz que ela é sua irmã. Isso resulta em Abimeleque, o rei de Gerar, levando Sara para ser sua esposa. Mas Deus aparece a Abimeleque em um sonho e o avisa sobre a verdadeira identidade de Sara, e Abimeleque a devolve imediatamente a Abraão.

 

Esses textos mostram como a falta de fé e as mentiras de Abraão o levaram a se colocar em situações perigosas e a prejudicar sua esposa. No entanto, também mostram a graça e a proteção de Deus, que o livrou dessas situações e o perdoou por suas falhas, o transformando, fazendo com que o conheçamos hoje como o “pai da fé” (Romanos 4:17-24).

 

Davi

Davi foi o segundo rei de Israel e é conhecido como um grande líder e um homem segundo o coração de Deus, e também escreveu muitos salmos, tanto orações de louvor a Deus como súplicas em meio a dor e sofrimento.

 

A história de Davi é contada em vários livros da Bíblia, incluindo 1 Samuel, 2 Samuel e Salmos. Davi nasceu como o oitavo filho de Jessé e cresceu como pastor de ovelhas. Quando o profeta Samuel foi procurar um novo rei para Israel, Deus lhe disse para ungir um dos filhos de Jessé. Samuel inicialmente pensou que o mais velho seria escolhido, mas Deus revelou a ele que era Davi, o mais jovem.

 

Davi, cometeu adultério com a esposa de Urias, o hitita, e então ordenou que Urias fosse colocado na linha de frente de batalha, onde ele foi morto. Esses erros mostram os pecados e a humanidade de Davi, ainda que ele fosse considerado um homem segundo o coração de Deus. Apesar de seus erros, Davi continuou a buscar a reconciliação com Deus e a reconhecer sua culpa. Ele escreveu muitos salmos que expressam sua tristeza, arrependimento e fé em Deus, sendo o Salmo 51 referente a esse episódio – uma das orações mais bonitas de um verdadeiro arrependimento.

 

Jonas

Jonas foi um profeta de Deus chamado para pregar em Nínive, uma cidade conhecida por sua crueldade e perversidade, além do Império Assírio, que era conhecido por suas conquistas militares e por sua opressão diante de outros povos.

 

No início, Jonas tentou fugir de sua missão, pois não queria que um povo tão cruel alcançasse arrependimento. Isso também se deu pelo fato do império Assírio (potência dominante na região da Mesopotâmia durante a época bíblica) ter conquistado muitas terras, incluindo a região da Palestina, onde ficava Israel.

 

A história de Jonas termina com Jonas aprendendo a aceitar a misericórdia e a graça de Deus mesmo quando isso vai contra suas expectativas ou desejos. Após ser engolido por um grande peixe e passar três dias e três noites no estômago do peixe, Jonas finalmente aceitou sua missão de pregar a Nínive. Deus fez com que as pessoas dessem ouvidos a Jonas, mesmo que ele não desejasse ou fizesse a tarefa de coração aberto. Deus mostrou-lhe sua misericórdia e graça se opondo ao seu coração nacionalista e o corrigindo em amor, e Jonas aprendeu nessa jornada pedagógica sobre a graça e a misericórdia de Deus acima de tudo.

 

A história de Jó é uma das mais antigas e conhecidas histórias da Bíblia. Jó era um homem íntegro e temente a Deus, e tinha muitas riquezas, uma grande família, amigos e saúde. No entanto, um dia, para mostrar servir de testemunho diante de todo o universo, Deus permitiu que Satanás tirasse tudo o que Jó tinha, incluindo sua riqueza, seus filhos e toda sua saúde.

 

Em meio à sua dor e sofrimento, Jó começou a lamentar o dia do seu nascimento, chegando até ser acusado pelos seus amigos de estar sendo castigado pelos seus pecados. No entanto, em vez de se rebelar contra Deus ou renunciar à sua fé, Jó decidiu buscar a sabedoria de Deus e buscar respostas para toda sua dor.  No final, Deus respondeu a Jó com uma série de perguntas e afirmações sobre sua onisciência, poder e justiça, e Jó reconheceu a sua pequenez e a falta de compreensão da vontade de Deus. Deus então restaurou a prosperidade e a saúde de Jó, e apesar de tantas dores e questões, Jó recebeu humildemente o sofrimento, e quando questionado pela sua mulher disse o seguinte: “Aceitaremos o bem dado por Deus, e não o mal?”.

 

Essa história termina com uma impactante afirmação: “Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te veem” (Jó 42:5). Assim, podemos perceber que dentre tantas perguntas, a maior delas foi respondida. Deus responde a Jó com a sua atenção, amizade e cuidado, de modo que, no cenário no qual Jó se encontrava, ele pode perceber a Deus de uma maneira diferente, pois se tornou tudo o que ele tinha.

 

Esses são apenas alguns dos personagens bíblicos e seus ensinamentos. A Bíblia contém muitas outras histórias ricas, em aspectos sociais, históricos, e principalmente, espirituais.

 

Se você gostou desse conteúdo sobre personagens da Bíblia Sagrada e ficou interessado em estudar e conhecer melhor a palavra de Deus e suas histórias, eu posso conduzir você de forma mais próxima através do curso “A Bíblia Comentada com Rodrigo Silva“. Com esse curso, você poderá participar de aulas semanais comigo e professores convidados, e aprender mais sobre o contexto bíblico e como estudar a Bíblia nos dias de hoje. Já existem muitas aulas gravadas disponíveis na plataforma, com uma metodologia desenvolvida por mim para ajudar você a crescer espiritualmente e em conhecimento, para que possa não apenas conhecer, mas também compartilhar com segurança aquilo em que acredita.

Aprenda mais sobre a Bíblia

Por aqui, não há limites para se aprofundar nas Escrituras Sagradas. Inscreva-se abaixo para receber conteúdos sobre a Bíblia, a Arqueologia e muito mais.

Uma resposta

  1. Vejo a bondade e misericórdia de Deus sobre cada um de nós através dessas histórias.
    Graças à Deus por sua vida.
    Deus continue te abençoando e também seu ministério.
    Deus seja louvado sempre 🙏🙌

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ CONTEÚDO
o jeito certo de orar
Devocional
Equipe Rodrigo Silva
O jeito certo de orar

Vivemos em tempos de incertezas e perigos, onde as estradas nem sempre são seguras e nossas orações frequentemente são pedidos por proteção. Mas há uma

Ler mais »
Salmos 2
Devocional
Equipe Rodrigo Silva
Reflexões sobre Salmos 2

Salmos 2 é um capítulo que nos convida a meditar sobre a autoridade suprema de Deus e a futilidade de resistir ao Seu plano. Neste

Ler mais »
joás
Dúvidas Bíblicas
Equipe Rodrigo Silva
Quem foi o Rei Joás?

Joás, também conhecido como Jeoás, é uma figura marcante no Antigo Testamento da Bíblia. Sua história é cheia de reviravoltas e lições valiosas sobre liderança,

Ler mais »
aborto
Dúvidas Bíblicas
Equipe Rodrigo Silva
Aborto. O que a Bíblia diz?

Rodrigo Silva discute a questão do aborto à luz da Bíblia. Destaques 📖 Explicação sobre a responsabilidade dos influenciadores em abordar temas delicados com equilíbrio.

Ler mais »