Vestuário nos Tempos Bíblicos

Por <b>Rodrigo Silva</b>

Por Rodrigo Silva

Arqueólogo

Você já se perguntou como era o guarda-roupa das pessoas nos tempos bíblicos? As roupas que usamos hoje são muito diferentes daquelas que eram populares na antiguidade. Vamos fazer uma viagem no tempo e explorar o vestuário daquela época.

Vestuário
A vestimenta podia indicar a classe social e condição financeira. | Foto: Bing Creator

O Básico 

 

O guarda-roupa de uma pessoa nos tempos bíblicos era bem simples. Uma peça essencial era a túnica, que era feita de pedaços de material costurados de forma horizontal, à altura da cintura. As túnicas podiam variar em tecido, material e estilo, mas eram a base do vestuário. 

 

Para complementar a túnica, algumas pessoas usavam uma tanga por baixo e cobriam a cabeça com um pedaço de tecido dobrado, parecendo um turbante. Calçados não eram uma necessidade para todos, mas quando usados eram simples. 

 

Detalhes da Vestimenta

 

As túnicas masculinas eram geralmente de cores simples, enquanto as femininas podiam ser mais coloridas. Os bordados e franjas eram comuns nas túnicas masculinas. O cinto de couro desempenhava um papel importante, mantendo a túnica presa na cintura. 

 

As túnicas não tinham bolsos, mas algumas tinham aberturas ou bolsos para guardar objetos pessoais. Quando as pessoas precisavam de liberdade de movimento, levantavam a barra da túnica e a prendiam no cinto, o que era chamado de “cingir os lombos”. Pedro, por exemplo, recomendava o discernimento claro, aconselhando os cristãos a cingirem o seu entendimento ( I Pedro 1:13). 

 

Mantos e Capas

 

Em tempos mais frios ou para ocasiões especiais, as pessoas usavam mantos por cima de suas túnicas. Havia dois tipos principais de mantos: um estilo que envolvia o corpo como uma capa, costurado na altura dos ombros, e outro que era mais parecido com um vestido amplo. O manto era considerado um traje de gala quando feito de seda.

 

Uma história significativa com relação ao uso de mantos é encontrada I Samuel 24:1-5.

 

Neste trecho, Davi, que estava fugindo de Saul, teve uma oportunidade única de se aproximar do rei. Saul, que estava descansando em uma caverna, nem sequer percebeu a presença de Davi. Neste momento, Davi corta uma parte do manto de Saul como prova de que poderia tê-lo matado, mas não o fez. Davi usou isso como evidência de que ele não tinha más intenções em relação ao rei.

 

Este episódio destaca como os mantos e capas eram peças importantes no vestuário da época e como eram usados em situações significativas.

 

Calçados e Chapéus

 

Os mais pobres frequentemente andavam descalços, mas outros usavam sandálias simples, amarradas ao redor dos tornozelos. Além disso, muitos homens usavam coberturas na cabeça, criando uma aparência de turbante com um pedaço de material. As mulheres usavam quadrados de tecido para proteger os olhos e o pescoço do sol, que eram mantidos no lugar por um cordão trançado.

 

Um véu transparente era usado por algumas mulheres sobre a cabeça para não mostrar o rosto em público, e apenas o marido tinha permissão de ver o rosto da esposa. No casamento, o véu era retirado do rosto da noiva e colocado no ombro do noivo como parte da cerimônia, como pode ser lido na história de Isaque e Rebeca, em Gênesis 24. 

 

A Bíblia Comentada

 

Explorar o vestuário nos tempos bíblicos nos oferece uma visão fascinante da moda e das tradições da época. Mas não para por aí!

 

Conhecer os costumes dos tempos bíblicos nos ajuda a compreender melhor o contexto  de cada época. Por isso, se você deseja saber mais sobre o assunto, o curso “A Bíblia Comentada enriquecerá sua fé ao compreender a jornada de homens e mulheres de fé através dos tempos.

Aprenda mais sobre a Bíblia

Por aqui, não há limites para se aprofundar nas Escrituras Sagradas. Inscreva-se abaixo para receber conteúdos sobre a Bíblia, a Arqueologia e muito mais.

4 respostas

  1. Vestir sempre foi uma forma de comunicação, gosto e mentalidade. É por isso que um verdadeiro servo de Deus deve identificar claramente o Deus que ele adora através das suas roupas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ CONTEÚDO
estela
Arqueologia Bíblica
Equipe Rodrigo Silva
A Estela de Mesa (ou Pedra Moabita)

Hoje, quero convidar você para conhecer a incrível história da Estela de Mesa, também chamada de Pedra Moabita, um dos artefatos mais fascinantes da arqueologia

Ler mais »
deuteronômio 12
Devocional
Equipe Rodrigo Silva
Deuteronômio 12

Deuteronômio 12 é um dos capítulos mais ricos da Bíblia quando o assunto é adoração. Nele, Deus, por meio de Moisés, instrui o povo de

Ler mais »
Hatshepsut
Arqueologia Bíblica
Equipe Rodrigo Silva
Hatshepsut: a grande faraó mulher

Hatshepsut é um nome que ressoa poder e mistério. Sua história, repleta de enigmas e conquistas, ainda intriga historiadores e egiptólogos ao redor do mundo.

Ler mais »
jardim de israel
Arqueologia Bíblica
Equipe Rodrigo Silva
Um jardim de Israel no Brasil

Você já imaginou fazer uma viagem pela Terra Santa sem sair do Brasil? Pois é exatamente essa experiência que Rodrigo Silva e Aline, do Israel

Ler mais »
louvores
Arqueologia Bíblica
Equipe Rodrigo Silva
Louvores aos deuses pagãos

Você sabia que os antigos cultos pagãos também incluíam cânticos e rituais de adoração? Mas as razões para esses atos eram muito diferentes do louvor

Ler mais »
poços
Arqueologia Bíblica
Equipe Rodrigo Silva
O significado dos poços na Bíblia

Você já parou para pensar no papel dos poços na Bíblia? Eles não eram apenas estruturas funcionais, mas literalmente fontes de vida para pessoas que

Ler mais »